segunda-feira, março 27, 2017

IMPLEMENTAÇÃO DE POLITICAS URBANAS: RIO DE JANEIRO. A CIDADE CERTA. O CAMINHO CERTO!

    O município do Rio de Janeiro, considerado a âncora da região metropolitana do estado Rio/Brasil, e por ser uma cidade maravilhosa, com suas belezas naturais e pelo seu poder econômico, com uma população que convive diretamente com mar, praias, as montanhas, a beleza da Mata Atlântica, em plena área urbana. E o caminho certo para o crescimento do estado do Rio.
   Hoje, temos no Brasil um fosso entre a realidade de quem investe, empreende, e o desmedido corporativismo de alguns setores nos órgãos públicos.
    A sociedade esta se afastando da política por decepção com os políticos, seguida pela falta de visão dos gestores públicos, de função de estado, de serviços de qualidade, gerados pela excessiva e custosa burocracia das maquinas publicas.
    A nova gestão no município do Rio, através da Secretária de Infraestrutura, Urbanismo e Habitação, começa a dar sinais de que teremos um novo tempo. De pensar uma cidade através de ações urbanísticas, e ouvir os diversos seguimentos da cidade. Com isso criou o Decreto 42.955, publicado no dia 24/03/17, assinado pelo prefeito Marcelo Crivella, que mostra o início de um novo tempo para licenciamento de negócios e obras no Rio.
   Os investidores e empreendedores, que geram arrecadação, empregos e rendas, dependem de regras claras e agilidade. Estão acreditando nesse novo momento e nessa nova equipe do governo do município do Rio.
  Criei um GT- Muda legislação, com participação de arquitetos, engenheiros, professores, cartórios de Notas, RGI’s, entre outros.       No dia 09/03/17, fizemos uma reunião na Prefeitura do Rio/RJ muito produtiva com a Subsecretaria de urbanismo Verena Andreatta e sua equipe, onde discutimos os entraves legais existentes na atual legislação urbanísticas do Rio, principalmente na região de Campo Grande, Santa Cruz e Guaratiba, corredor do crescimento do Rio, que dificultam e, muitas vezes, inviabilizam a legalização de imóveis comerciais, industriais e até familiares nas áreas citadas.
   Com o objetivo de encontrar possíveis soluções para os problemas que engessam o desenvolvimento econômico e social da região, foi criado um Grupo de Trabalho para elaboração de um projeto, com sugestões importantes e pertinentes ao PLANO DE CRESCIMENTO da nossa região Oeste.
   Se houver mudanças nas leis que possam estruturar um possível desenvolvimento urbano sustentável, vamos ter maiores possibilidades de geração de trabalho e renda para a população, destravar o licenciamento de obras e a burocracia existente, com a possibilidade da abertura de milhares de vagas de trabalho na região, e reduzir o sofrimento da população que utilizam um transporte subdimensionado/caótico para trabalhar fora da região, como o BRT ou um trem, que andam lotados, e que na parte da manhã e da noite e praticamente impossível uma mulher, idoso e gravidas entrarem nesses modais.
   Além da equipe da SMU, estiveram presentes, engenheiros, arquitetos, advogados, representante de cartório registral, professores da área de engenharia urbana e empresários.
   CIDADES FRACAS É UM GRANDE ENTRAVE PARA O CRESCIMENTO DE UM PAÍS. CIDADES FORTES É UM PRÉ-REQUISITO PARA O CRESCIMENTO DE UMA NAÇÃO E PARA SUA INSERÇÃO GLOBAL. E NÓS SO VAMOS CONSEGUIR CRIAR CIDADES FORTES ATRAVÉS DA MUDANÇA DE LEGISLAÇÃO E PLANEJAMENTO COM VISÃO DE FUTURO.
https://www.facebook.com/AdenilMC/
www.adenilcosta45456.com.br



Postar um comentário