quinta-feira, abril 28, 2016

MOBILIDADE URBANA: RIO/RJ - UMA CIDADE TRAVADA!

No dia 26/04, participei de um debate sobre mobilidade - Cidades Integradas e Políticas Tarifárias, onde se percebe que a mobilidade urbana está diretamente relacionada à qualidade de vida, além de ser um dos maiores causadores de estresse na vida das pessoas.
Diversos tratamentos de saúde deixam de ser feitos porque os pacientes não têm condições de pagar pelo deslocamento, dificuldade também afetam diretamente o rendimento escolar de jovens e crianças, que ficam cansados e com o sono sacrificado.
Trabalhadores que chegam atrasados nos seus empregos, e muitos que chegam á perder seus empregos, em função disso.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil apresenta o maior número de mortes no trânsito na América Latina. Os automóveis utilizam 78% do espaço público e transporta somente 03 da demanda de deslocamento.

É essencial que o Governo Federal discuta com os entes federados a governança da mobilidade urbana e fonte de recursos.
O Seminário foi realizado pelo Jornal EXTRA, patrocinado pela FETRANSPORT, com o apoio da Universidade Estácio de Sá.
O objetivo do encontro foi apresentar os pontos falhos no sistema de transporte público das principais cidades brasileiras, com a proposição de ações integradas que venham a melhorar estes sistemas e apresentar experiências bem sucedidas na Cidade de Santiago do Chile, entre outras.

Foi discutido há necessidade de se implementar alguns elementos essenciais que propiciem a melhoraria da mobilidade urbana, entre eles: integração dos diferentes tipos de transporte,
Mobilidade Urbana Integrada; planejamento do sistema de transporte de forma integrada: entre municípios estados e federação; hierarquização dos modelos de transporte e integração tarifária a fim de satisfazer às reais necessidades das pessoas.

Foi informado que as pesquisas mostram que São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades onde a população trabalhadora mais gasta no transporte urbano, são 40% (quarenta por cento) do salário dos mais pobres.
Todas as gratuidades (idosos, alunos e deficientes), 17% do custo das passagens, são rateadas entre os usuários pagantes, não há subsídio do governo, assim, os usuários pagam muito mais caro do que o transporte que utiliza. Também são divididos entre os usuários pagantes o custo com as depredações e queima de coletivos (em 2015 foram 36 coletivos, em 2016 já são 16 coletivos). Os engarrafamentos e congestionamentos nas vias provocam um aumento de 25% dos custos, também divididos entre os usuários.
Há necessidade de se implementar alguns elementos essenciais que propiciem a melhoraria da mobilidade urbana, entre eles: integração dos diferentes tipos de transporte, Mobilidade Urbana Integrada; planejamento do sistema de transporte de forma integrada:entre municípios estados e federação; hierarquização dos modelos de transporte e integração tarifária a fim de satisfazer às reais necessidades das pessoas.
A população precisa de transporte público de qualidade com preço acessível! Direito seu, garantido através de Emenda Constitucional promulgada em 2015, que estabeleceu como direito social o direito a um transporte público de qualidade.
De que o Brasil precisa: Melhorar sua produtividade; reduzir o custo Brasil, mobilidade urbana sustentável, investimento em infra-estrutura (aplicação contínua de recursos, focar nas medidas de priorização, incentivar medidas de baixo custo e resultados rápidos, melhorar a qualidade dos projetos).
Entendemos que os tributos para o financiamento do transporte público já existem, o que falta é uma melhor distribuição aos municípios (IPVA, CIDE, pedágios, entre outros).
Foram três palestrantes a apresentarem o tema: 1 - Luis Vidal, da Cidade do México, consultor da Consultoria Internacional sobre o tema e membro do Conselho de Transporte Público da cidade do México; 2-Marcos Bicalho dos Santos, Diretor da Associação de Transportes Coletivos e 3- Gilberto Perri, Secretário Executivo da Frente Nacional de Prefeitos, composto por 77 prefeitos de cidades brasileiras.





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