domingo, março 24, 2013

CIDADE DO RIO DE JANEIRO: Para onde vai o seu crescimento até 2020?

    A cidade do Rio de Janeiro, com aproximadamente 6,3 milhões de habitantes é o núcleo da RMRJ. Onde em 2010, os cariocas respondiam por pouco mais da metade da população da região metropolitana.
    Um estudo feito este ano pelo IPP (Instituto Pereira Passos) para mapear e determinar para onde vai o crescimento da Cidade do Rio de Janeiro até 2020, onde os técnicos  apontam que o número de habitantes na cidade só cairá em 7 das 33 Regiões Administrativas da cidade. Segundo o estudo a estimativa da variação da população (2010/2020), mostra que as áreas com potencial para o crescimento são ás da: Barra da Tijuca com 30,99%, da Rocinha 13,83%, Jacarepaguá 13,25%, Zona Portuária 13,16%, Guaratiba 13,12%, São Cristóvão 12,12%, Santa Cruz 11,45% e Campo Grande 7,85%...
  Estas áreas com potencial para o crescimento têm explicações obvias, pois são regiões com muitas áreas a serem ocupadas, além do crescimento do mercado que vem sendo impulsionado pela agenda de grandes eventos desde o Pan-americano até 2016, e com as obras de melhorias físicas e operacionais no sistema viário.
Este estudo vem reforçar também, a necessidade da prefeitura e seus órgãos, em ficarem mais antenados com relação ao planejamento de investimentos e construção de equipamentos públicos: Como escolas, postos de saúde, hospitais, mobilidade, saneamento básico, transportes e as questões ambientais.
    No caso especifico de Guaratiba e de Santa Cruz, O caminho mais correto agora, e aprovar o PEU (Projeto de Estruturação Urbana), que vai adequar à legislação a nova realidade da região, que será diretamente impactada com este crescimento, além de tirar o engessamento do desenvolvimento e frear o crescimento desordenado.


Nenhum comentário: