quinta-feira, outubro 06, 2005

NOVO PÓLO PETROQUÍMICO COM REFINARIA – ERJ

NOVO PÓLO PETROQUÍMICO COM REFINARIA – ERJ

O Estado do Rio de Janeiro receberá um dos maiores investimentos já feito por um único projeto na sua história. A Petrobrás, que sozinha já representa aproximadamente 20% da economia fluminense deverá investir aproximadamente 21 bilhões de reais na construção do pólo petroquímico que devera gerar aproximadamente 75 mil novos empregos diretos e indiretos. As obras estão previstas para começar em 2007 com previsão de serem concluídas até 2011.
O projeto, que está sendo detalhado no momento pelos técnicos da Petrobrás, que contará com uma parceria com o grupo Ultra, além da BNDESPar, e prevê a construção de uma refinaria petroquímica, que vai processar aproximadamente 150 mil barris diários de petróleo pesado, para produzir diversas matérias-primas para as indústrias petroquímicas, como eteno e propeno, entre outros. Para isso, será usada tecnologia inédita, desenvolvida pelo Cenpes, centro de pesquisas da Petrobrás.
O novo pólo terá uma refinaria que vai usar o petróleo pesado extraído da Bacia de Campos, atualmente responsável por mais de 80% da oferta de petróleo e gás no país.
A escolha da sede está entre o município de Itaguaí e o Norte Fluminense.

Nenhum comentário: