terça-feira, julho 03, 2018

BRASIL – O QUANTO EXPORTAR IMPORTA!

No dia 28/06/18 participei do Seminário Competitividade com Foco na Exportação. 
O objetivo desse seminário foi debater com empresas brasileiras exportadoras, suas experiencias, os desafios e os novos caminhos para a diversificação e a promoção das exportações brasileiras. 
Foi interessante conhecer as estratégias e os cases bem-sucedidos, e as dificuldades, além da opinião de especialistas sobre credito, infraestrutura, tributação, leis trabalhistas de cada país, qualificação e inovação.
O ministro da Industria e Comercio Marcos Jorge de Lima, informa que após 18 anos de negociação, o Brasil pretende chegar a um acordo político entre o Mercosul e a União Europeia até agosto de 2018. 
Segundo o ministro, é importante aproveitar a janela de oportunidade que foi aberta, na esteira de acordos similares feitos entre os europeus, Japão e México.
Ele informa também que as exportações brasileiras cresceram 16% no primeiro desse quadrimestre de 2018, de acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Enquanto isso, a exportação das maiores economias do mundo aumentou +- 13%. 
Participantes: Aloysio Nunes Ferreira, Ministro de Estado das Relações Exteriores; Embaixador Roberto Jaguaribe, Presidente da APEX-Brasil; Guto Indio da Costa, Diretor de Design; Haroldo Lorena, CEO da ZINZANE; Dr. Daniel Carrara, Diretor-Geral do SENAR; Jacqueline De Biase, Diretora de Criação na SALINAS; Leonardo Pereira Rodrigues dos Santos, Superintendente da Área de Comércio Exterior do BNDES Dr. Celso Luiz Moretti, Diretor-Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da EMBRAPA , entre outros.







Nenhum comentário: