quarta-feira, junho 12, 2013

MUNDO: EUA SE APROXIMAM DA AMÉRICA LATINA NO 2º GOVERNO OBAMA!

É de fundamental importância, a aproximação dos EUA, com América Latina, principalmente feito através do Vice Joe Biden, o que reflete um aumento do interesse da administração de Obama pela região. 
(Andrés Oppenheimer - La Nacion, 04) 1. A visita de seis dias do vice-presidente norte americano, Joe Biden, a Colômbia, Trinidad e Tobago e Brasil, é significativa. Kerry, que tem estado ocupado tentando um acordo de paz no Oriente Médio, não viaja para a América Latina desde que assumiu o cargo. Sua primeira viagem foi a desta semana para participar da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos, na Guatemala.
2. Algumas altas autoridades de Washington me disseram que a viagem de Biden para a América Latina é mais do que uma substituição temporária de Kerry, e que o vice-presidente irá se tornar de fato no principal contato de Obama com a região.  Carl Meacham, diretor do Programa paras as Américas do Centro para Estudos Estratégicos e Internacionais em Washington, como muitos em Washington, acredita que o maior ativismo de Biden em assuntos hemisféricos é uma boa notícia, que reflete um aumento do interesse da administração Obama pela região.
3. Esta semana, está sendo programado para que os presidentes do Chile e do Peru se reúnam com Obama em Washington ainda neste mês. E Biden acaba de anunciar que a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, fará em outubro a primeira visita de Estado de um líder brasileiro a Washington, em quase duas décadas.  Eric Farnsworth, diretor do escritório de Washington do Conselho das Américas, um grupo não-governamental com sede em Nova York, diz que Biden pode desempenhar um papel importante em assuntos latino-americanos, não só porque está na Casa Branca e perto do presidente, mas também porque é um dos principais prováveis candidatos à presidência em 2016.
(Do Ex-Blog do Cesar Maia).

Nenhum comentário: