terça-feira, maio 01, 2012

GUARATIBA – RIO: A CORRENTEZA CORRE FORTE NESTA DIREÇÃO.

Construtores e investidores, fiquem atentos, pois o crescimento da cidade agora, corre nesta direção.
Á região de Guaratiba, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, que compreende os bairros de Pedra de Guaratiba, Ilha de Guaratiba e Barra de Guaratiba, integrante da Área de Planejamento 5 - AP5 - 26ª Região Administrativa, que tem uma população de aproximadamente de 110 mil habitantes, aproximadamente 32 mil domicílios, e uma região que  necessitará de substanciais investimentos em infraestrutura, urbanização, equipamentos urbanos, projetos ambientais e sociais, do paisagismo comum e dos pontos históricos que viabilizem a intensificação da ocupação em curso.
A Legislação Urbanística, hoje, se faz através do Decreto 322/1976, com suas ZE’s. No parcelamento do solo na RA de Guaratiba, verifica-se a existência de alguns grandes loteamentos aprovados em contraponto a um número consideravelmente maior de loteamentos irregulares e clandestinos, implantados sem respeito à legislação do parcelamento do solo.
A Região vem experimentando assim um processo de pressão imobiliária interna, decorrente do crescimento vegetativo e externa, através de cinco vetores de expansão urbana representados pelas estradas da Pedra, do Magarça, da Matriz, do Mato Alto e mais recentemente, a Avenida Dom João VI (Avenida das Américas), atualmente pela variante e em breve, pelo Túnel da Grota Funda.
O caminho mais correto agora, e aprovar o PEU (Projeto de Estruturação Urbana), que vai adequar à legislação a nova realidade da região, que será diretamente impactada com a inauguração do corredor expresso Transoeste/BRT, previsto par junho de 2012.
Postar um comentário