segunda-feira, junho 28, 2010

LIGAÇÃO DA BARRA A SANTA CRUZ! TUNEL DA GROTA FUNDA.

        Em 2001, quando assumi a Sub-Prefeitura da Zona Oeste, na gestão do Prefeito Cesar Maia, começamos a discutir uma coisa que já se falava desde 1953. A construção do túnel da Grota Funda, onde o objetivo principal era dar acesso mais rapido a Santa Cruz, Campo Grande e aos dois Polos Industriais da Região, já que a correnteza do crescimento do Rio corre muito fote na direção da região Oeste.
        No 1º semestre de 2001 tudo indicava que a construção do Túnel iria sair do papel, porém mais uma vez a liberação das obras se arrastava dependendo ainda da aprovação do Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente, exigido pelo governo do estado. Em setembro de 2001 A prefeitura entregava um novo estudo de impacto ambiental para as obras do Túnel.
        Em 2002 o projeto ficou paralisado porque a Feema não concedeu a licença ambiental das obras. O órgão exigiu que fosse feito um EIA-Rima, apresentado em março de 2002 pela prefeitura.
        Finalmente com o caminho pavimentado o governo atual da prefeitura concluiu edital de ligação da Barra da Tijuca a Santa Cruz atravessando pelo túnel da Grota Funda. O EIA-RIMA foi feito na prefeitura anterior, o que adiantou a obra em pelo menos nove meses. Os dois lotes foram ganhos pela Odebretch e Sanerio. O edital foi publicado pela primeira vez em 12 de fevereiro. O valor da obra é de 631 milhões de reais. As obras estão previstas para começar em agosto de 2010, e têm prazo de 2 anos, prorrogáveis. Espero que agora as obras avancem.



Nenhum comentário: